Como romper crenças limitantes com a EFT

 

As crenças limitantes podem ser bastante nocivas à nossa vida. E o pior, na maioria das vezes elas nos são invisíveis, controlando pensamentos e comportamentos a ponto de impedirem muitos passos que queremos dar.

Por exemplo, se você tem a idéia falsa de que cometer erros e falhar é ruim, então você fará de tudo para evitar qualquer experiência de crescimento ou aprendizagem, pois você terá que estar disposto a errar se quiser crescer e aprender. Ou se você acreditar que ser rejeitado(a) é algo ruim, você fará de tudo para evitar conhecer novas pessoas.

E de onde surgiram essas crenças? Muitas vêm ainda da infância, muitas são adquiridas ao longo da vida. A mente cria uma falsa generalização baseada em eventos vivenciados. Como resultado, a mente impede que você tome certas atitudes, mesmo sem razões lógicas aparentes. Ela pode ser identificada ao tentar completar frases como:

eu não consigo fazer isso porque…

eu não posso ter isso porque…

O que vem a seguir é sempre uma crença limitante. Os exemplos podem ser os mais variados possíveis, como, sou muito velho para isso, não sou inteligente o bastante, não tenho tamanha experiência, não tive boa educação, sou uma mulher e por isso…, sou um homem e por isso…, não consigo acordar cedo de manhã, sou muito gordo, não consigo ganhar dinheiro, estou sempre doente, etc., etc., etc.

Como aplicar a EFT a essas crenças limitantes? Ajuste o Setup à crença limitante que você identificou. No nosso primeiro exemplo, sou muito velho para isso, a frase de preparação seria:

“Embora eu esteja muito velho para …, ainda assim eu me aceito profunda e completamente.”

ou “Embora eu esteja velho para isso e ninguém que eu conheça com a idade que eu tenho já conseguiu tal coisa…”

Outro exemplo: digamos que você tenha dificuldade nos esportes porque na infância alguém o caçoou pelo seu jeito um pouco mais atrapalhado. A aplicação para a EFT poderia ser assim:

Ponto do caratê:

Mesmo que eu tenha dificuldade em fazer esporte (ou jogar bolo, ou nadar, etc.), eu me amo e me aceito profunda e completamente.

Mesmo que eu tenha dificuldade de praticar esporte, porque eu tenho um jeito meio atrapalhado, eu me amo e me aceito profunda e completamente.

Mesmo que ______ tenha me dito que eu sou atrapalhado para ser bom em esportes, eu escolho me aceitar como eu sou.

Repita essas frases enquanto bate no ponto do caratê. Depois, passe para a rodada, falando as frases lembretes:

Sobrancelha: eu sou atrapalhado para os esportes

Lado do olho: __________ já falava isso há muito tempo

Embaixo do olho: e eu também acho que sou

Embaixo do nariz: sempre fui atrapalhado e nunca tive jeito para esportes

Queixo: acho que agora já não dá mais para ser bom nos esportes

Clavícula: mas seria ótimo para minha vida se eu conseguisse

Embaixo do braço: eu ainda tenho alguns anos de vida, por que não tentar ser bom em um esporte?

Topo da cabeça: eu me aceito profunda e completamente e escolho agora poder treinar um esporte

Não importa qual seja sua crença limitante, você sempre encontrará alguém exatamente na mesma situação que você se encontra, porém que não se sinta limitado por essa crença e que consegue fazer exatamente aquilo que você acredita que não pode fazer.

A EFT está aí para ajudar a nos libertar desses conceitos condicionantes e para que assim possamos desfrutar de verdadeira liberdade.

 

Comentários