Como resolver uma dor de cabeça crônica, ou enxaqueca, com a EFT

A aplicação de EFT para a dor de cabeça começa com o procedimento mais óbvio. Faça o procedimento padrão, dirigindo-se especificamente à dor de cabeça. Com poucas rodadas a dor tende a sumir.

No caso de dores crônicas, que tendem a voltar sempre ou que são difíceis de ir embora, é bem provável que haja uma forte questão emocional por detrás. Se ela não estiver clara para você, o melhor a fazer é perguntar a si mesmo(a): Se houvesse um fator emocional para essa dor de cabeça, qual seria?

Você ficará impressionado(a) em ver como a resposta virá. Não se preocupe em analisar se a resposta está certa ou não. O que vier à cabeça provavelmente será a causa, por mais absurda que possa soar.

Tente prestar atenção à sua dor, tente ouvir o que ela está querendo dizer a você. Lógico, isso é fácil falar, mas muitas vezes difícil de traduzir e entender. Mas o que podemos saber é que uma dor de cabeça ou enxaqueca dificilmente está sozinha, pois frequentemente quem sofre desse problema está ao mesmo tempo bastante ocupado(a) em preocupar-se com outros problemas do corpo. Pode ser uma ansiedade, um trauma ou até uma preocupação sobre um ente familiar ou até sobre a perda de peso.

Apesar da medicina moderna ainda estar pesquisando sobre as inúmeras causas de uma dor de cabeça, algumas já nos são bem conhecidas. Quem sofre de muito estresse ou ansiedade, por qualquer razão, tem forte probabilidade de sofrer também com dor de cabeça. Outro fator que se deve levar em conta, também, é a desidratação. A maioria das pessoas bebe muito pouca água.

Vamos à pratica?

Antes de tentar descobrir alguma causa remota para a dor de cabeça, comece apenas fazendo a EFT padrão. Tente dar uma nota para sua dor, na escala de 0 a 10 e seja bastante específico(a) em que parte da cabeça a dor se encontra. Ajuda muito se você conseguir imaginar a dor como uma luz brilhante, que irradia calor a partir do ponto onde a dor se encontra. E veja que cor essa luz tem.

Ponto do Caratê:

Mesmo que eu tenha essa dor de cabeça no (ponto exato da cabeça), eu me amo e me aceito profunda e completamente.

Mesmo que eu tenha essa dor na (local onde se encontra a dor na cabeça) e ela irradia uma luz brilhante, eu me aceito como eu sou, profunda e completamente.

Mesmo que esta dor de cabeça esteja muito forte e que irradie uma luz brilhante, eu me amo e me aceito profunda e completamente.

Rodada: Faça a rodada padrão, mais de uma vez, sempre repetindo frases lembretes como:

essa dor de cabeça

ou

essa dor na (local onde se encontra a dor)

ou ainda

essa dor que tem uma luz brilhante.

Veja depois de algumas rodadas se a sua nota de avaliação mudou. Se ela abaixou, você está no caminho certo e continue até ela abaixar bastante.

Se houver mais de um local específico na cabeça onde a dor se encontra, então agora parta para trabalhar o segundo local. Seja bem específico(a) em relação ao local na cabeça.

Se a dor não passa e não está respondendo à EFT, então é hora de pesquisar a causa remota. Pode ser um trauma físico, emocional ou até espiritual.

É hora de fazer a pergunta sobre se houvesse uma carga emocional, qual poderia ser. Um sentimento genérico é sentir-se bloqueado. Isso porque qualquer trauma emocional faz com a gente se sinta impedido ou bloqueado. Por isso, o melhor é começar por aí:

Ponto do caratê:

Mesmo que eu me sinta incapaz de fazer _____, e que eu me sinta bloqueado(a), eu me amo e me aceito profunda e completamente.

Pode-se repetir essa mesma frase três vezes. Muitas vezes ficará mais clara a causa do bloqueio. Se assim for, inclua-a na frase também.

Quanto mais intratável a dor, mais aspectos terão que ser trabalhados. Esteja aberto(a) a ver todas as possibilidades.

Trabalhe agora cada trauma que possa aparecer. Se você sentir que o trauma é bem sério e profundo, não tente trabalhar nele sozinho(a). Busque ajuda de um terapeuta experiente.

Mas de um modo geral, aplicar o EFT básico já dará uma boa resposta à sua dor, amenizando-a. Seja persistente e é possível que toda a causa da dor vá embora.

 

Comentários