Frequentemente recebo mensagens e Emails pedindo algumas dicas pessoais ou querendo esclarecer alguma dúvida.
Eis aqui alguns trechos dessa correspondência.
Doenças hereditárias
Que bom saber que você está tendo avanços. Quanto aos pensamentos, um fator limitante é você pensar que porque sua mãe tinha, você vai ter. Isso já cria um clima de terror.
Como são os seus pensamentos em relação à doença de sua mãe? É medo de ter herdado o mesmo problema? Que mensagem e sentimento trazem para você? Eu sugiro você ir anotando todos os pensamentos e sentimentos que tiver a respeito e fazer a EFT para cada item da lista, um a um, mesmo que leve algum tempo.
* * *
Como fazer a EFT em si mesmo
Legal que você esteja aplicando a técnica da EFT e espero poder ajudá-lo no que for preciso. Existe sempre uma grande diferença entre você espelhar o seu sentimento para um ouvinte e você dizê-lo apenas para si próprio. É por isso que muitas vezes uma sessão com um terapeuta pode ajudar mais.
Mas isso não impede que a EFT possa ser benéfica na autoaplicação. E é.
Uma dica que talvez ajude é você fazer a EFT diante de um espelho, vendo-se a si mesmo e conversando consigo.
Mas o mais importante não é contar eventos passados ou se lamentar. Isso já em si é um bloqueio onde você só gira em redor da lamentação e seu estado fechado. O importante é você sentir. Você disse que sente isso ao contar aos seus amigos, mas não quando está sozinho fazendo a EFT. Tente trazer esse sentimento para quando você está sozinho, a fazer a EFT. Tente desabafar para si mesmo.
A dificuldade está em que não temos tanta experiência em falar para nós mesmos, muito menos ouvir o que nosso eu fala para nós. E isso é apenas uma questão de prática. Comece. Também, para os homens, sempre há uma certa resistência cultural em querer admitir sentimentos fracos. Uma coisa é desabafar para amigos, outra é encarar a si mesmo.
E você pode falar em voz alta ou em pensamento apenas, mas tem que trazer o sentimento, não adianta apenas relatar os eventos. E se a dificuldade ainda persistir, tente falar uma frase assim: “Mesmo que eu tenha essa dificuldade em conversar comigo mesmo e me abrir e encarar eu mesmo os meus sentimentos, eu me amo e me aceito profundamente.”
* * *
EFT para a perda de um ente querido
Sinto muito pela sua perda. Muitas vezes podemos achar consolo em uma doutrina espiritual, mas nada nos tira aquele sentimento de tristeza da perda e do choque. Só posso te aconselhar a fazer um pouco de EFT para os seus sentimentos, isso tende a deixá-la mais equilibrada, mesmo com o sentimento de tristeza.
Em um exercício de EFT para o sofrimento de uma perda, o melhor a fazer é se colocar como observador(a). Assim, podemos mais facilmente chegar ao ponto de neutralidade. Nesse momento, fica-nos claro se queremos perpetuar a dor ou viver em paz.
A ideia de que temos o poder de escolha para a dor da perda pode ajudar-nos tremendamente. É possível sair do sentimento de enorme dor e desespero, e até de culpa, para então chegarmos à paz, relembrando momentos de amor e felicidade com aqueles que pensamos ter perdido para sempre.