Como acabar com o medo de voar usando a EFT

Apesar das viagens aéreas estarem cada vez mais comuns e os aeroportos cada vez mais lotados, ainda assim é fácil encontrarmos pessoas que têm medo de voar, ou medo de avião.

Isso pode se tornar um grande problema nos dias de hoje, uma vez que atrapalha a vida, tanto a profissional quanto até uma desejada férias.

Pode parecer ilógico, uma vez que andar de avião é o meio mais seguro de viajar. No entanto, esse medo é tão forte que se torna um grande desafio anulá-lo. Existem inúmeros aspectos que compõem o medo de voar, o que faz também que a cura, mesmo com a EFT, torne-se mais complexa e demorada.

Quando falo em aspectos, refiro-me às diferentes fases que compõem um vôo, e que todas podem ser causadoras de pânico. Por exemplo, o simples fato de pensar em voar, ou o medo de que o avião caia são os mais comuns. No entanto, também há os sentimentos de que não se está com os pés no chão, não se está em controle da situação, sentimento de claustrofobia e aflição durante as turbulências, para citar alguns.

Para que a EFT seja totalmente efetiva no tratamento contra o medo de voar, é necessário ver todos esses aspectos e sempre buscar por algum que por ventura esteja escondido. Por isso, é necessário perguntar a nós mesmos o que de fato causa aflição e medo em uma viagem de avião. Uma fobia pode causar um constrangimento enorme, principalmente se nos sentirmos indefesos, atacados e sem o poder de controle da situação. E esses sentimentos são muito comuns para quem sofre de medo de avião. Até o sentimento de bloqueio por não poder fumar ou ir ao banheiro quando o aviso de apertar cintos está aceso já é um grande aspecto da fobia.

É bem possível que sentimentos assim tenham alguma ligação com o passado. Portanto, o primeiro passo a tomarmos é perguntar a nós mesmos quando começou esse medo. Se ele vem já de antes de voar pela primeira vez ou se apareceu após algum tempo. E então devemos tentar relacionar a época que começou o medo com algum evento traumatizante em nossas vidas. Ao relacionarmos todos os aspectos que possam nos causar medo em um avião, devemos também ficar atentos se esses aspectos têm alguma ligação com quaisquer outros aspectos em nossa vida.

Nunca sabemos a verdadeira causa atrás de uma fobia. Podem ser as mais estranhas possíveis. Ao aplicarmos a EFT, de modo geral essas causas latentes vêm à tona. Basta estarmos atentos para captar toda e qualquer mensagem que possa surgir. E não menospreze mensagem ou pensamento algum.

Portanto, para aplicarmos a EFT contra o medo de voar, podemos primeiramente começar com o processo padrão, falando a frase de setup padrão, tipo Mesmo que eu tenha esse medo de voar, eu me aceito profunda e completamente.

Se tivermos claro diferentes aspectos desse medo, então falaremos as frases de maneira mais específica, com uma aplicação de EFT para cada aspecto diferente. Por exemplo, Mesmo que eu me sinta confinado e preso naquele assento, sem poder me mexer e sair a hora que eu quiser, eu escolho me sentir mais calmo, como se fosse em uma viagem de carro ou de ônibus.

E ao mesmo tempo devemos estar totalmente abertos e atentos para saber decifrar qualquer sentimento ou mensagem que possamos receber e que mostre algum novo aspecto do medo que não conhecíamos.

Podemos usar um pouco da lógica, também, para justificarmos que não precisamos ter medo. Por exemplo, é comum termos medo durante o vôo, de que o avião está solto no ar, ou que pode cair durante uma turbulência. Para isso, podemos justificar que é muito seguro, que o avião não está solto e que o ar segura o avião. Podemos falar como frase Mesmo que eu tenha medo do avião cair durante a turbulência, eu sei que ele está seguro no ar e que o piloto tem experiência nesses casos.

Melhor ainda, é tentarmos jogar com alguma frase positiva ou engraçada, tal como Mesmo que eu tenha medo que o avião possa cair durante uma turbulência, eu escolho me divertir com o balanço como se estivesse em uma rua esburacada.

Em poucas palavras, tenha paciência e perseverança se for trabalhar com seu medo de voar. Sempre haverá algum aspecto escondido. Quanto mais perseverantes formos e tratarmos sem pressa ponto por ponto, melhor será para acabar com nosso medo.

Comentários