Como eliminar o estresse com a EFT

Quem nunca sentiu falta de concentração? Problemas de insônia ou de dormir demais? Falta de memória? Ficar irritado com a menor provocação?

Estresse, tensões, preocupações ou ansiedade. Tudo isso acaba com nossa boa saúde. Nessas horas é fácil perder o controle de si mesmo, e com ele o equilíbrio. Pode parecer até que estamos enlouquecendo.

Antes de mais nada, devo deixar claro que existem dois tipos de estresse. Um podemos chamar de benéfico. É quando nos esforçamos acima de um certo limite para se chegar a um resultado. Mas é um esforço temporário, feito em um ritmo de maratona e com prazer, de maneira favorável. Esse estresse é depois recompensado com a meta alcançada e um bom descanso posterior. Não é desse tipo de estresse que quero me referir.

Pretendo falar aqui do estresse negativo, aquele que é extremo, que tira nossas energias. Todo mundo consegue lidar e agüentar um pouco desse estresse. Mas se for demais, ele causa um descontrole total em nossos nervos, quando perdemos nossa capacidade de funcionar bem, de conviver com o mundo no dia a dia. E o resultado depois é invariavelmente uma doença.

Não importa a causa de um estresse, se ele for intenso e se não soubermos reagir bem a ele, podemos facilmente desenvolver um problema cardíaco ou uma ulcera, para não falar das corriqueiras dores nas costas.

Interessante é entender qual a causa do estresse. O estresse é sempre um sintoma à alguma causa remota que está no inconsciente.

Portanto, nada melhor do que estar aberto(a) para descobrir quais são as causas por trás do estresse. Para aliviar o estresse, você tem que ter claro a sua meta, o seu fim. E isso inclui a importância e as concessões para a sua cota de paz e tranqüilidade.

Por exemplo, se você espera que sua vida não tenha problema algum ou que seu trabalho funcione de maneira perfeita, você está sendo irrealista. Suas perspectivas provavelmente nunca serão alcançadas e você estará construindo seu próprio estresse. Você tem que estar preparado e saber que certos problemas podem acontecer.

E, mais importante, saber como tratá-los. Notem bem, não estou aqui querendo que todos saibam como solucionar os problemas. Muitos talvez nem tenham solução. E muitos podem ser apenas frutos de nossa imaginação.

Mas eu me refiro a saber lidar com o problema. Como será a sua reação? Estressante? Negativa? Ou vai saber se desapegar e se entregar ao que o mundo está lhe dando no momento? Por exemplo, todos sabemos o quanto estressante é estar em meio a um engarrafamento. Dois carros podem estar no mesmo engarrafamento, parados lado a lado. Os ocupantes em ambos os carros têm compromissos semelhantes e estão atrasados. Em um carro o motorista resolve ficar tranqüilo, ouve música ou aproveita para conversar alegremente. Em outro carro, o motorista esbraveja, chega a ponto de um ataque. Qual dos dois está saindo perdendo?

Com a EFT podemos rever nossa capacidade de superar o estresse do dia a dia. Podemos ficar mais centrados e mais tranqüilos. A EFT tira toda a tensão. Para isso, basta praticar a EFT todos os dias seguindo a prática do Fórmula Pessoal da Paz.

E a EFT é muito boa também para resolver problemas de tensão que possam aparecer no momento. Em todos os casos, tente seguir assim:Tente identificar o que está te deixando tenso e estressado no momento. Tente medir, naquela escala de 0 a 10, o nível de estresse. Esse número será útil para você medir o resultado após a aplicação.

Respire fundo e pergunte a si mesmo o quanto seria importante você se livrar desse estresse. Qual a diferença que faria em sua vida? Repita as seguintes frase: Eu quero me livrar dessa situação de estresse agora. Eu me deixo levar e assim posso ficar relaxado.

Respire fundo e comece a bater no ponto do caratê:

Caratê: Mesmo que eu tenha esse estresse, eu escolho ficar calmo e relaxado. (repita três vezes)

E agora faça a rodada:

Sobrancelha: Todos esses sentimentos de estresse, eu me livro deles agora.

Lado do olho: Eu deixo meu corpo e mente se relaxarem.

Embaixo do olho: Eu me livro de toda a ansiedade.

Embaixo do nariz: Meu corpo e mente estão relaxados agora.

Queixo: Estou voltando ao equilíbrio e harmonia.

Clavícula: Escolho ficar calmo e relaxado agora.

Embaixo do braço: Permito que a paz tome conta de mim.

Topo da cabeça: Me abro à possibilidade de ficar calmo e ver o problema sob outro ângulo.

Respire fundo. E solte suas ansiedades. Feche seus olhos e veja se a o seu estresse continua o mesmo ou baixou. Pode continuar com outra rodada:

Sobrancelha: Eu tenho a habilidade de relaxar e ficar calmo quando eu quiser.

Lado o olho: Eu tenho controle da minha vida.

Embaixo do olho: Escolho ficar em paz com tudo na vida.

Embaixo do nariz: Sempre que respiro fundo, fico mais e mais relaxado.

Queixo: Levo tudo numa boa, com todos.

Clavícula: Estou feliz e relaxado, em tudo.

Embaixo do braço: Posso deixar meu estresse agora, de maneira positiva.

Topo da cabeça: Deixo o meu corpo e minha mente ficarem calmos e pacíficos, não importa o que aconteça.

Use essas afirmações positivas todos os dias até sentir que isso entra no seu sistema. Não é o estresse que nos mata, mas sim a maneira como o percebemos. É a maneira de como nos relacionamos com a ansiedade que nos mata.

Também, vale dar a dica de se divertir mais, fazer massagens, mais esporte, se prender menos aos noticiários. Enfim, mudar o estilo de vida. Quantas mudanças você está disposto(a) a fazer? Não deixe de aplicar EFT para as possíveis barreiras que aparecerão daí. Um grande homem é aquele que pode ficar o dia inteiro à beira de um rio, sem fazer nada, e não se sentir culpado por isso.

Sucesso e paz para todos!

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