Como melhorar a Auto Estima com a EFT

Ao decorrer de nossas vidas, vamos gravando em nosso inconsciente inúmeros conceitos que podem nos ser muito limitantes. Esses conceitos definem como vamos interagir com o mundo. E na maioria das vezes, teremos uma visão muito negativa, tanto do mundo quanto principalmente de nós mesmos.

Esses conceitos tornam-se realidade para nós, o que não quer dizer que sejam verdade, para nós e muito menos para os outros. De fato, muitos deles são falsos. O grande problema está em que acreditamos que podemos chegar somente até certo limite e dali não conseguiremos passar. Em outras palavras, estamos condicionados e não acreditamos em nós mesmos.

Nesse condicionamento denegrimos a nós mesmos e desenvolvemos atitudes negativas. Repetimos em nosso inconsciente conceitos depreciativos que por fim se calejam e se tornam nossa realidade.

Um dos grandes remédios para acabar com esse condicionamento é repetir, para nós mesmos, frases afirmativas que contrariem as inverdades que criamos. Porém, se antes não diminuirmos a carga energética que os conceitos negativos têm em nós, qualquer frase afirmativa que falemos terá pouco ou quase nenhum efeito.

Portanto, antes de falarmos tais frases afirmativas e positivas, é necessário identificar e anular as crenças negativas que mantemos sobre nós mesmos. E para isso aplicamos a EFT.

Ao darmos as batidas da EFT sintonizando-nos nos conceitos negativos, conseguimos tirar de nosso inconsciente toda essa programação negativa e a trocamos por verdades mais positivas. Isso cria mudanças em nossa autoconfiança e auto-estima.

Vamos à prática?

Primeiro devemos fazer uma lista tentando enumerar todos os conceitos negativos que possam existir dentro de nós e que denigrem nossa auto-estima. Esses conceitos podem ser os mais variados possíveis. Tais como aqueles que você repete para si mesmo a todo instante:

eu sou inútil

não tenho jeito mesmo

eu não mereço

eu não sou bom nisso

eu não tenho jeito para isso

sou um perdedor

sou um fracasso

Ou, então, o que alguém falou para você em algum momento e que não saiu mais de sua cabeça:

você nunca vai dar certo

você não tem cabeça

eu tenho que te aturar o tempo todo

você não tem a natureza para isso

Ou, conceitos negativos que você tem em relação à sua imagem ou seu corpo:

eu sou feio(a)

não suporto essa barriga grande

sou tímido(a)

Ou, conceitos negativos que você ou os outros fazem sobre sua inteligência, habilidades, conhecimento ou bom senso. Em seu inconsciente você concorda com isso e acredita que é tudo verdade, tal como;

você não tem jeito para nada

você é burro

para que serve sua inteligência se você é tão desastrado?

Ou, talvez você tenha atitudes negativas sobre a possibilidade de sucesso em sua vida. Isso pode influenciar sua motivação e esforço para alcançar o que quer. Por exemplo;

eu nunca vou conseguir uma promoção

como uma pessoa como eu vai conseguir tal façanha?

Ou qualquer visão negativa que você possa ter de sua vida atual, tal como;

eu sou pobre mesmo

eu sou desajeitado

eu sou apenas uma dona de casa

Ou, sentimentos de culpa por qualquer erro que você possa ter cometido ou até apenas imaginado ter cometido que impeçam você de ter pensamentos positivos que te engrandeçam. Tal como:

eu não mereço ser feliz porque eu cometi aquele erro

como eu posso dar certo agora, se em toda a minha vida eu sempre fiz tudo errado?

Ou qualquer profecia negativa que você ou qualquer outra pessoa possa ter feito sobre você, seu futuro, seu sucesso, amores, família ou saúde. Tal como;

eu nunca vou encontrar meu/minha parceiro(a) perfeito(a)

você nunca vai dar certo mesmo

Depois de escrever uma lista com todos esses seus supostos conceitos, comece a aplicar a EFT naquele que você acha que tem mais peso. Depois, à medida que for diminuindo o peso, comece com o segundo da lista, e assim por diante.

É bem provável que, enquanto estiver trabalhando em um sentimento ou conceito negativo, outros aspectos apareçam. Especialmente traumas ou experiências da infância.

Se o sentimento estiver forte, você pode fazer a EFT para ele. Mas depois que o novo aspecto perder seu peso, volte à lista anterior.

Suas frases de setup podem ser assim:

Ponto do caratê:

Mesmo que eu não tenha jeito mesmo, eu me amo e me aceito profunda e completamente.

Mesmo que eu não mereça ser amado(a), eu me amo e me aceito profunda e completamente.

Mesmo que eu não seja bom pra negócios…

Mesmo que eu ainda sinta (culpa/vergonha/auto-rejeição/falta de valor próprio), eu escolho ficar livre dessa emoção.

Você deve mudar essa frase de acordo com a sua realidade e com a lista de falsos conceitos que você já deve ter escrito. Fale pelo menos três frases, ou repita a mesma frase três vezes, enquanto bate no ponto do caratê. Depois disso você poderá fazer a rodada da EFT.

Rodada:

Esteja ainda sintonizado(a) no sentimento em relação ao conceito que você quer trabalhar no momento. Se for, por exemplo, para trabalhar com o conceito de que todos me acham estranho, então sua frase lembrete deverá ser essa mesma. Faça as rodadas até anular quase que completamente essa idéia forte em você de que todos te acham estranho (ou qualquer outro sentimento ou conceito).

Dessa forma, a rodada poderia ser assim:

Sobrancelha: todos me acham estranho(a)

Lado do olho: e eu acredito que sou estranho(a) mesmo

Embaixo do olho: eu tenho umas atitudes estranhas

Embaixo do nariz: eu sou mesmo estranho(a)

Queixo: todos falam isso de mim

Clavícula: só pode ser verdade

Embaixo do braço: todos me acham estranho(a)

Topo da cabeça: eu sou estranho(a) mesmo

Lembre-se que esse é um exemplo. Você deve adaptar a frase de acordo com sua realidade. Repita essa rodada até que você ache que o peso do conceito esteja bem baixo.

É sempre bom fazer uma rodada com frases afirmativas, depois que o conceito já está quase anulado. A rodada com frases positivas poderia ser assim:

Sobrancelha: Eu mereço amor e respeito, não importa qual seja a opinião dos outros.

Lado do olho: Minha auto-estima é independente de qualquer fator externo.

Embaixo do olho: Eu mereço amor e respeito, não importam quais sejam os resultados do que eu faço.

Embaixo do nariz: Eu mereço amor mesmo quando os outros recebem mais atenção do que eu.

Queixo: Eu mereço amor e respeito mesmo não sendo perfeito(a).

Clavícula: Minha auto-estima independe de tudo o que eu possa conseguir fazer.

Embaixo do braço: Minha auto-estima independe se os outros me reconhecem ou não, ou do quê eles sentem em relação a mim.

Topo da cabeça: eu escolho me livrar dessa minha idéia antiga de que eu _______, porque a verdade é que eu tenho plena capacidade e inteligência para__________.

Espero que esse exemplo possa ajudá-lo(a) a ter uma idéia melhor de como acabar com as idéias falsas em sua cabeça e criar em você o verdadeiro ser brilhante e vencedor que você sempre foi e é.

Comentários