Como acabar com algum vício usando a EFT

Você tem algum vício? Ou alguém próximo a você tem?

Alguns dos vícios mais comuns são aqueles que envolvem alguma substância, seja ilegal como as drogas ou também o álcool, cigarro, cafeína, tranqüilizantes ou até mesmo o açúcar ou chocolate. Há também vícios em comportamento, como jogar, comprar, trabalhar ou até fazer sexo.

A EFT pode trazer ótimos resultados para quem sofre com esse problema. No primeiro nível, a aplicação de EFT visa abaixar a vontade imediata de se entregar ao vício. Dessa maneira a pessoa terá força para negar a substância que ela esteja viciada, seja o cigarro, a droga, bebida ou comida.

Em um nível mais profundo, a EFT irá trabalhar visando um resultado mais duradouro. E a raiz do problema é sempre a ansiedade, que tem como base sempre um medo, culpa ou trauma. A EFT busca trabalhar para anular essas causas, caso contrário o comportamento vicioso irá permanecer.

É comum uma pessoa que se livra de um vício, cigarro por exemplo, mudar logo em seguida para outro vício, que seja café ou doces. Isso porque não se anulou a ansiedade por trás do comportamento.

A EFT pode reduzir e anular as memórias traumatizantes que são a base desses comportamentos. Uma vez resolvido esses traumas, não haverá mais necessidade de se apoiar em um vício.

Exemplo típico de uma pessoa viciada, a Rosana (nome fictício) procurou um tratamento com a EFT, pois tinha enorme compulsão por chocolate. Ela tinha ataques repentinos e depois ficava muito irritada por ter comido todo o chocolate. Então, começamos a sessão: Esse enorme apetite por chocolate… Eu não gosto de mim porque sou tão fraca e não consigo resistir… Fico tão irritada depois… Esse meu vício por chocolate…”

Depois perguntei-lhe qual era de fato o que ela queria e sentia. Ela me respondeu que tinha ânsia por segurança.

Portanto, fizemos a EFT por essa compulsão dentro de mim que me faz comer muito chocolate… Chocolate quer dizer segurança para mim… Eu nunca me senti segura…

Depois de uma rodada assim, ela ficou muito irritada. Ira por ela não ter sido protegida por seus pais. Ambos eram empregados e não tinham tempo o bastante para ela. Fizemos a EFT então para esse aspecto. Essa ira que tenho de meus pais… Já faz tanto tempo, mas ainda estou furiosa…

Depois dessa rodada ela se acalmou um pouco, mas veio à tona que ela ainda tinha ira contra a tia. Certa vez, em visita à casa de seus avós, ela foi abusada e contou isso para sua tia. Mas sua tia recusou ouvi-la e não a levou a sério. Então fizemos a EFT para esse aspecto: Essa ira para com minha tia.. Ela não me levou a sério… Ela não acreditou em mim… Ninguém me leva a sério, mas o chocolate me leva a sério… Ele me dá seguranca…

Depois dessa rodada a ira para com sua tia foi embora. Agora surgiu uma tristeza e sentimento de ira para com seu pai. No incidente do abuso ele havia recusado levá-la de volta para casa e ela não conseguiu falar para ele o que havia acontecido. Entao, fizemos a EFT para esse aspecto: Meu pai não me protegeu… Ele não me ama… E eu não consegui falar para ele o que havia acontecido…. Na verdade, ele queria o melhor para mim… E para ele era eu ficar na casa da minha avó…Se ele soubesse o que tinha acontecido, ele teria me levado de volta para casa… Eu posso deixar isso de lado e desfrutar de meu chocolate em paz… Posso comer chocolate sem ficar irada…

Toda a ira e tristeza foram embora. E também sua vontade de comer chocolate. Ela se sentiu em paz.

Exemplos como esse podem ser traduzidos para qualquer tipo de vício, uma vez que todos têm a mesma base, que é a insegurança e o medo.

 

Comentários