Minha vida está emperrada. Não tenho dinheiro, não tenho amor, não tenho felicidade, não tenho tempo, as vendas pararam, a conta secou, a pilha acabou…
Um leitor do site recentemente pediu-me que eu lhe sugerisse algumas dicas e frases prontas em relação a dinheiro. Especificamente, seu problema era bloqueio nas vendas, uma vez que ele trabalha como autônomo e seu negócio depende disso.
Minha resposta padrão é sempre dizer que não me é possível dar frases prontas sem conhecer maiores detalhes do caso e, principalmente, sem uma conversa para conhecer e sentir melhor o que se passa. Portanto, cada caso é um caso.
Mas eu costumo sempre dar exemplos genéricos que possam encaixar na realidade de quem lê e quer praticar. E ainda assim, apesar de não ser nada exclusivo ou personalizado, a tendência é que ajuda. No fundo, somos muito parecidos e estamos todos conectados como partes de um todo. Portanto, aproveitamos a semelhança.
Existem inúmeras razões que poderiam estar emperrando a prosperidade. Muitas remontam aos primeiros anos da vida, quando passamos por certos traumas e criamos nossa identidade, às vezes de uma maneira castrante e limitante. E os sintomas são parecidos: é sempre uma vibração negativa,
- por achar que está tudo errado
- por se achar inadequado(a)
- por medo (medo de dar um passo para o sucesso, medo dos que os outros vão achar, etc.)
- sentimento de culpa ou vergonha
- estou fazendo o melhor possível, e nada dá certo
- estou muito irritado(a) por causa disso
Em resumo, há um bloqueio no caminho da prosperidade. E para isso, nada melhor do que analisar um pouco quais seriam as crenças limitantes e os conflitos que estariam atrapalhando. Você já se pegou com a suspeita de estar se auto boicotando quando começa a se dar bem?
Por incrível que pareça, esse é o ponto mais comum no bloqueio da prosperidade. O sucesso está dentro de nós mesmos, mas antes dele colocamos o fracasso para nos dar uma rasteira…
Por isso, procrastinamos, enrolamos, fazemos errado, tudo para evitar o óbvio: se eu fizer, eu sairei bem sucedido, e aí então…
Eu sugiro você anotar todas as possíveis causas e o quanto você se identifica com elas. Ao lado de cada uma, anote qualquer sentimento, sensação ou lembrança que você possa ter a respeito.
O que estaria impedindo o seu caminho da prosperidade?
- Não se achar adequado(a) para a tarefa? (anote tudo o que vier à cabeça em relação a se achar assim, se alguém lhe disse isso, por que você acredita nisso, alguma lembrança, é algo muito difícil de conseguir, etc.)
- Medo? (deve haver inúmeros medos atrapalhando: medo do sucesso, da nova identidade, de como levar uma vida diferente, da crítica dos outros, de perder o sossego, de perder a segurança, de perder o que já tem, etc.)
- Vergonha? (o que os outros irão pensar? Imagina, eu, rico e bem sucedido?, etc.)
- Não ter ideia de como fazer melhor? (acho que já estou dando tudo de mim, não me vejo fazendo nada diferente, etc.)
- Irritação e preocupação por causa disso? (isso me preocupa demais, isso me irrita, etc.)
- Alguém é culpado por isso? (você culpa alguém por sua situação atual? Culpa a si mesmo(a)?, etc.)
- Continue a lista se necessário
Anotou tudo? Tente colocar uma nota de 0 a 10 para cada item, e faça a EFT item por item, pelo menos um por dia.
Como dá para ver, o exercício é longo. Mas recompensador. Lembre sempre que o importante é mudar a vibração. E quando a vibração muda em relação a todos esses pontos acima, com certeza a vida começa a mudar.
Como fazer?
Vá item por item. Por exemplo, pegue o primeiro: Não me acho adequado, eu sempre me achei um fracasso! Digamos, nota oito
- Veja o quanto isso mexe em seu sentimento. Pois, então, faça a EFT para esse sentimento. Depois, veja se houve mudança.
- Sente algum tipo de palpitação no corpo? Pois, então, faça a EFT para essa sensação física, até amainar.
- Em relação a isso, você se lembra de alguém dizer isso para você? Pois, então, faça a EFT para essa lembrança.
- E assim por diante. A intenção é ir limpando a má vibração e deixando surgir naturalmente um argumento positivo. Por exemplo, surgir de dentro de você a ideia de que você pode se sair bem sucedido.
Eu espero que você possa construir a sua lista dos bloqueios e trabalhar diligentemente nela. E, paralelamente, a cada item tratado, você poderia também fazer o seguinte exercício:
Ponto do caratê:
Mesmo que eu esteja tão preocupado com minha vida, parece que está tudo parado, eu ainda assim me amo e me aceito profunda e completamente.
Mesmo que eu tenha listado tantos motivos por eu estar emperrado na vida, e nada estar fluindo bem, eu ainda assim me aceito como eu sou.
Mesmo que eu não esteja conseguindo prosperar, parece tudo tão emperrado na vida, eu ainda assim estou no caminho de limpar todos os meus medos, crenças e bloqueios para que eu possa vibrar positivamente e tudo possa fluir melhor.
Sobrancelha: eu convivo com os meus medos
Lado do olho: e por isso nada prospera na minha vida
Embaixo do olho: está tudo muito emperrado
Embaixo do nariz: esses meus medos
Queixo: e conceitos
Clavícula: que me bloqueiam
Embaixo do braço: parece que nada vai pra frente
Em cima da cabeça: e isso me preocupa
Sobrancelha: é provável que seja fruto de meus traumas passados
Lado do olho: e isso gravou em mim
Embaixo do olho: agora eu tenho medo e preocupação
Embaixo do nariz: e se eu continuar assim?
Queixo: mas eu posso mudar minha vibração
Clavícula: e isso mudo tudo na vida
Embaixo do braço: e é isso que estou tentando fazer aqui
Em cima da cabeça: vou trabalhar em cada item que está me atrapalhando
Sobrancelha: eu posso me abrir ao sucesso
Lado do olho: e por isso eu escolho viver nessa boa vibração
Embaixo do olho: e reconhecer cada passo dado nessa direção
Embaixo do nariz: e agradecer toda essa transformação
Queixo: eu escolho viver na prosperidade
Clavícula: eu já sinto essa prosperidade
Embaixo do braço: estou no caminho, item por item
Em cima da cabeça: posso me sentir confiante, calmo e poderoso, a cada passo
Desejo todo o sucesso. Seria legal deixar o seu comentário abaixo, de o quanto a sua vida pode se transformar!
E aqui um vídeo com o exercício: