Fevereiro de 2012
Olá, sou eu de novo, o Enéas do site do Total-CheckUp, o equilíbrio do eu usando a EFT.
Nesse Boletim Informativo (Newsletter), comento alguns temas relativos à técnica da EFT. Espero que seja de bom proveito e que eu possa ajudá-los a criar resultados positivos para vocês levarem uma vida muito melhor. Também, tento mantê-los informados sobre as novidades e avanços da técnica.
Hoje iremos falar:
1) Dúvidas de como se auto-aplicar e as frases que se devem falar.
2) Os pontos utilizados na EFT e o seu significado.
3) Perguntas e respostas (trechos de correspondência com pacientes).
4) próximos cursos da EFT.
Estou sempre à disposição para responder suas dúvidas e trocar idéias. Não deixem de me escrever por Email. Basta clicar aqui.
Também, não custa repetir:
Se você…
quiser saber mais sobre a técnica da EFT, não estando bem certo(a) de como usá-la, visite o meu site.
quiser uma consulta individual comigo, clique aqui.
quiser recomendar essa Newsletter para alguém, clique ? aqui
Vamos aos temas:
1) Dúvidas de como se auto-aplicar e as frases que se devem falar.
Sem saber o que falar quando faz a EFT?
O argumento mais comum que eu sempre ouço em relação à prática da EFT é não saber com precisão o que falar ou qual a melhor frase usar. Isso faz com que as pessoas, ao invés de se beneficiarem com a auto aplicação, se intimidem e tenham dificuldade em praticá-la frequentemente.
O comentário mais comum é sempre „eu não sei o que falar quando eu faço a EFT. Não sei que frase falar, nem como, nem quando usá-la”.
E o que eu sempre costumo responder? Na verdade, não importa tanto o que se diz. O importante é estar sintonizado na emoção! O objetivo de falar uma frase e repeti-la é para invocar o verdadeiro sentimento ou emoção que possa ter causado o problema.
Quando se faz uma sessão de EFT com um terapeuta, então esse dirige o que se deve falar, e isso funciona como em uma sessão de outras práticas da psicoterapia. É a talk therapy, a terapia tradicional da conversa. Será mais efetivo? É possível. Mas isso não invalida a auto aplicação com a EFT. Principalmente porque podem-se obter grandes resultados se auto aplicando e mesmo sem saber direito o que falar.
Existe a receita básica da EFT, que é bastante mecânica, e é aquela frase típica:
“Mesmo que eu tenha tal ______, eu me amo e me aceito profunda e completamente.”
Ela vai funcionar? Vai. Mas possivelmente será um processo mais demorado, com resultados mais paliativos e abordagens externas. Uma vez que ultrapassamos esse estágio da EFT mecânica, descobrimos que não existe uma fórmula pronta para o que falar. Como o sentimento varia de caso para caso, o importante é tentar resgatar esse sentimento.
E como? Tente ser específico(a) em descrever seu sentimento. O que ajuda muito é escrever uma lista de todos os fatores que perturbam em relação ao problema. Com a lista na mão, fica mais fácil construir as frases e repeti-las durante a aplicação.
E seja consistente nessa lista. Escreva tudo o que você possa pensar relacionado ao caso. Você tem idéia de quando começou? Como? Por quê? Faça essa lista como se fosse uma conversa para si, e ela não precisa ser mostrada para ninguém. Por isso, escreva tudo o que vier à cabeça. Por exemplo, mesmo coisas que aparentemente não sejam verdade, mas que vieram à tona. Pode aparecer em sua cabeça o fato de você não ter sido muito amado(a) durante a infância. No mesmo momento você poderá argumentar que não é tão verdade. Pode ser. Mas o simples fato de tal idéia ter surgido, seja verdade ou não, já é digno de ser considerado. Mesmo que seja algo exagerado. Ou seja, exagere nas frases.
Não se preocupe se você está exagerando, ou sendo muito negativo(a). O que temos que entender é que nosso inconsciente está sempre exagerando e sendo negativo (daí os problemas). Ao mesmo tempo, o nosso lado lógico tenta refutar, dizendo que não é bem assim e que temos que ser positivos. O problema é que esse tipo de controvérsia entre inconsciente e o racional nos deixa estagnados, com a vibração bloqueada.
O que a EFT faz é justamente tirar a carga negativa desses pensamentos do inconsciente. Portanto, antes de você concluir que não precisa fazer a EFT porque você já entendeu pelo seu lado lógico que não é bem assim, exagere em ver o quê o inconsciente fala de negativo durante o tempo todo.
Tendo claro essa lista dos pontos negativos e compreendendo que o lado lógico tentará jogá-lo na armadilha, dizendo que você pode resolver o problema pela lógica, não desista de praticar a EFT, mesmo não sabendo tão bem como falar a frase.
Resgate de seu inconsciente todos os sentimentos negativos que são jogados em sua cabeça a cada instante e que o lado lógico refuta. Se conseguir anotá-los em uma lista, melhor ainda. Se não, apenas se sintonize nesses sentimentos negativos. Você não precisa ser um bom articulador ou escritor ou contador de história para se dar bem com a prática da EFT.
Seja persistente e faça a EFT todos os dias, mesmo que seja um pouquinho. Com a prática você verá que os ataques negativos do inconsciente vão perdendo força, mesmo sem ter falado aquelas frases perfeitas e aparentemente certeiras.
2)Os pontos dos Meridianos Usados pela EFT e o seu significado
A EFT, em sua essência, consiste em focalizar-se na emoção, ou sentimento do problema, e ao mesmo tempo dar leves batidas com as pontas dos dedos em alguns pontos dos meridianos da acupuntura.
São doze os meridianos que percorrem o nosso corpo. E em cada um deles há inúmeros pontos energéticos, chegando a 361 pontos no total. Ao conceber originalmente a EFT, Gary Craig reduziu esse universo de centenas de possibilidades de seqüência de batidas em diversos pontos para um procedimento único de apenas doze pontos.
O processo da EFT é redundante e cobre praticamente todos os meridianos. No início, a seqüência de doze pontos batia em um ponto de cada meridiano. Com o desenvolvimento da técnica, esse número diminuiu, e foram “eliminados” certos pontos de meridianos, como o do fígado, do pulmão, intestino grosso e coração, e acrescentado o ponto em cima da cabeça, que é o sétimo chakra e encontro de vários meridianos.
A tabela seguinte mostra a relação desses pontos atualmente usados na EFT, seu localizador de acordo com a medicina tradicional chinesa e o benefício de seu uso na prática, tanto para eliminar os sentimentos negativos quanto para desenvolver os positivos.
Aqui voce pode baixar a tabela
3)Perguntas e Respostas Práticas
O que vem a seguir é uma coletânea de trechos de correspondência que eu tenho com diferentes pacientes. Às vezes refere-se a alguma dúvida, às vezes o comentário de algum resultado. Vale à pena conferir:
…
Preguiça e achar que a EFT é besteira
“A técnica é engraçada mesmo, a gente chega a pensar que é besteira. Mas dê-lhe uma chance e comece a praticar. Se é uma questão de preguiça, comece aos poucos, de leve. O sentimento de preguiça em si já é um empecilho ou uma vibração negativa.
Por que não fazer a EFT para esse sentimento de preguiça? Por exemplo, concentre-se no sentimento e faça a EFT falando assim:
mesmo que eu sinta essa preguiça em começar…
depois,
mesmo que eu ache que é besteira…
etc., etc.
Vá por mim, tente tirar todas as pedras do caminho, mesmo que sejam muitas, e aos poucos você vai vibrar de outra maneira.”
…
Faça o lado positivo, mas atente às pedras no caminho
“Você pode e deve fazer a EFT com a intenção no positivo. Por exemplo, faça para agradecer e apreciar tudo o que você é, tem ou sente à sua volta. Não precisa esperar se sentir mal para então fazer a EFT. Faça mesmo quando se sente bem, sentindo-se unida ao Universo, ao mundo, à natureza.
Mas também esteja atenta às pedras no caminho. Só o fato de você ter citado que os ótimos momentos passam, e que há momentos de desequilíbrio, já é um sinal que você tem uma crença limitante. E quando a gente tem crença, é certeza, a gente irá repetir o mesmo problema. Portanto, se esse sentimento existe em algum grau em você, faça a EFT para ele.”
…
Medo de perder o namorado e sintonizar-se na boa vibração
“Talvez você sinta uma apreensão em perder o namorado. Mas um segredo: é tudo uma questão de vibração. Se a gente entra em um ciclo vibracional bom, a gente estará vivendo no paraíso aqui na Terra. E se você estiver vibrando bem, sendo você mesma, então fique tranqüila. Seja esse namorado ou seja um próximo, você vai atrair namorados. Se você não acredita que possa atrair alguém, então é um ponto negativo que tem que ser trabalhado na EFT.
Mas se você estiver vibrando bem, pode ter certeza que não haverá problema em arrumar uma companhia.”
…
Dor de cabeça e tensão no maxilar
“Quanto à dor de cabeça e o maxilar, posso te contar o meu drama: vivi com isso por anos, tendo enxaquecas terríveis. Logo que comecei a fazer a EFT, talvez depois de no máximo umas 10 sessões, a dor de cabeça foi embora, nunca mais voltou. Eu me sentia mais tranqüilo. Vi na hora que era por eu estar mais tranqüilo que a dor tinha ido embora. E não ao contrario.
Mas a tensão no maxilar continuava. Isso continuou até um ano depois de estar fazendo a EFT, até que um dia sumiu. Também, dei credito a estar mais tranqüilo comigo mesmo, de saber meu rumo e meu propósito, de estar centrado em mim.
E lhe desejo a mesma liberdade emocional, seja você mesma, sem criar resistências. E faça a EFT dessa maneira: mesmo que eu tenha esse ou aquele problema, mesmo que eu tenha dor no maxilar, etc., etc., eu me amo e me aceito profunda e completamente.”
4) Próximos cursos da EFT
Meus próximos cursos presenciais talvez ocorram ainda nesse primeiro semestre, em junho. Na próxima Newsletter terei notícias mais concretas.
Porém, gostaria de avisar que estou em acerto final para oferecer uma série de cursos rápidos via online, no site da Aulavox (www.aulavox.com), e também um curso virtual em oito módulos (4 meses de duração) no Instituto IET, Instituto Escola em Terapia Holística (www.iet.pro.br). Em breve avisarei sobre a agenda.
Desejo tudo de bom, muita paz e saúde! Qualquer comentário sobre esse Boletim ou sobre as suas experiências com a EFT, não deixem de me deixar a par. Eu agradeço.
Enéas