Exercício para relaxar
Como usar somente a respiração, sem se preocupar com o que falar
Sem inspiração nem mesmo para fazer a EFT? Está tão preocupado(a) que nem consegue saber o que vai falar na EFT? Sem força? Sem o foco claro no que quer trabalhar com a EFT?Isso acontece inúmeras vezes. É certo que a EFT funciona maravilhosamente bem quando se tem o objetivo específico, no entanto, muitas vezes não nos sentimos com força ou energia para isso. E a recomendação então seria: faça a EFT para sentir a força, para ficar mais específico e para ter vontade de fazer a EFT.
Ótimo! Isso ajuda e abre caminho. Mas, e se ainda assim nos sentirmos bloqueados para começar? É nesse momento que podemos fazer uma EFT bem genérica, que não precise de muito esforço nem objetividade de nossa parte. A intenção com isso é abrir caminho, nos deixar mais claros e poder superar momentos de tensão ou ansiedade.
Faça a EFT somente com a respiração. Isso ajuda bastante, principalmente porque você não precisa focar em nada nem muito menos falar as palavras certeiras. Uma EFT genérica assim nos ajuda a acalmar e nos centrar.
Você pode praticá-la a qualquer momento do dia, pode ser na hora de acordar ou de ir dormir ou pode ser diante de uma situação estressante. É como se fosse um pré-aquecimento para depois entrar na EFT mais objetiva.
Que fique claro que esse método genérico não irá anular qualquer trauma ou fobia passados, mas irá ajudar a equilibrar o sistema energético e com isso facilitar o caminho da autocura. Já que a EFT ajuda a liberar endorfina e a aumentar o nível de serotonina, esse método simples e genérico de EFT pode ser usado como um antidepressivo natural. Com certeza, não há contra indicação.
O primeiro passo é fazer uma breve avaliação de como você está: Sente o quê? Ansiedade? Aflição? Agitação? Desânimo? Preguiça? (e a lista continua…) Se puder, dê uma nota de 0 a 10 no sentimento, ou pelo menos veja se ele está fraco, médio ou muito forte.
Veja também se esse sentimento traz alguma relação física. Ou seja, veja se há algum sintoma no corpo, como um desconforto físico, um nó na garganta, frio no estômago, tensão, etc. Veja se pode avaliar esse sintoma também.
Comece a fazer o processo da EFT. Ao invés de se preocupar em falar frases e palavras certas, apenas entre em uma respiração rítmica. Preste atenção nessa respiração, observe seu corpo e imagine o ar sendo inalado e percorrendo todo o seu ser: corpo, mente e espírito. Também, tente inalar pelo nariz e exalar pela boca. (Nota: é possível que a grande inalação de oxigênio possa causar tonturas. Seja suave nesse exercício e não extrapole seus limites!)
Comece as batidas no ponto do caratê, inalando e exalando. Faça isso umas três vezes. Depois, passe para a rodada normal. Em cada ponto intercale entre inalação e exalação. Mas não force a respiração. Seja natural e, se quiser, pense no problema ou sentimento que você tem e imagine que em cada exalação ele vai se dissipando.
Se algum pensamento ou frase vier à cabeça, fale. Seja livre para falar ou pensar. Mas não se prenda a isso. Apenas faça a respiração. É possível que memórias do passado ou casos mal resolvidos apareçam à mente. Preste atenção nisso e aí então faça a EFT normal e padrão para esse caso que tenha surgido. Mas, de maneira geral, atente apenas à respiração.
É possível que esse exercício lhe traga a clareza ou bem estar suficiente para se equilibrar ou seguir adiante com o dia a dia. Lógico que ele não irá a fundo em pormenores.
Faça então uma reavaliação de como você está. Sua tensão diminuiu? Aumentou? Se ela ainda não diminuiu bastante, continue com o procedimento até conseguir isso. Como está sua ansiedade? Aflição? Temor ou preguiça?
Desejo todo o sucesso em sua vida e que tenha um dia a dia sem esses bloqueios corriqueiros. E que esse exercício simples ajude a acabar com a falta de vontade e iniciativa em fazer a EFT todos os dias.
Tudo de bom, muita paz, saúde e bom humor!
|