Focar em um problema por vez
Você havia me perguntado se poderia incluir problema de saúde junto com o financeiro. Para que a EFT possa funcionar melhor, é sempre bom separar e ter bem específico o que se quer trabalhar. Por isso, saúde é uma coisa, dinheiro outra.
Lógico que muitas vezes os problemas podem se cruzar, e a saúde vai mal por causa da ansiedade do dinheiro, ou o dinheiro vai mal por causa da saúde, etc.
Você diz que faz a EFT, mas por poucos dias. Essa é uma tendência geral, da gente se desfocar e dispersar. Daí eu sempre aconselho fazer para o sentimento do momento, e focar no sentimento até ter certeza que ele mudou.
* * *
Eu sei que não vai dar certo…
Quanto ao seu sentimento de não fazer por não acreditar que vá dar certo, eu recomendo sempre o básico. Fazer a EFT para esse sentimento.
Por exemplo:
Mesmo que eu não acredite que a EFT vá dar certo no meu caso, afinal tudo o que eu já tentei não deu certo, por que iria dar agora? Ainda assim, eu procuro me aceitar como eu sou, aceitar a situação como ela é e aceitar que eu tenho uma grande resistência para poder acabar com esse meu problema.
Mesmo que eu não acredite que a EFT vá resolver o meu caso, afinal nada resolveu até agora, eu procuro aceitar o fato que talvez a EFT possa me ajudar.
Mesmo que eu tenha enorme resistência que me impede de resolver meu problema de varizes, e não sei o por quê dessa resistência, eu procuro me amar como eu sou, e agradecer a mim mesma que dentro de mim meu inconsciente esteja querendo me proteger de alguma maneira criando essa resistência. Apesar de eu não entender ainda porque meu inconsciente esteja querendo me proteger dessa maneira, eu procuro me amar de qualquer maneira e me abro à possibilidade agora de poder dizer ao meu ser inconsciente que estou agradecida por ele ter feito assim até agora, mas que eu gostaria de poder resolver o meu problema de outra maneira.
e assim por diante.
* * *
Para resolver um problema
A dificuldade em resolver problemas sempre ocorre devido à resistência. Por quê? Muitas vezes não sabemos claramente. Por isso que é bom fazer a pergunta: se eu resolvesse esse problema, eu ficaria…. (lógico, a primeira reação é dizer: “eu ficaria super bem, pois é isso que eu quero!”, mas tente ver lá no fundo se essa resistência não está querendo protege-la de se expor de alguma maneira. De repente, se você resolver esse problema você terá que “trabalhar mais”, “não ser mais a vítima”, ou até “ser objeto de desejo dos homens”, etc. São aparentemente ilógicas as razões para que o inconsciente queira te proteger, fazendo com que você continue com seu problema.)
* * *
Me sinto infeliz por ter uns quilos a mais…
Aconselho a fazer a EFT pelo menos para esses sentimentos de infelicidade e desconforto. E lembre-se, todo o segredo da EFT está no fato de romper a resistência. É por isso que a gente diz: “mesmo que eu me sinta infeliz e desconfortável por ter esses pesos a mais, eu me amo e me aceito como eu sou.”
Tirando esse bloqueio, fica mais fácil resolver o problema.