Como chegar a causas mais profundas
Quando fazemos a EFT, podemos começar sempre por aspectos externos e pontuais. Invariavelmente chegaremos a causas mais profundas. Mas não se preocupe em tentar descobri-las agora. Vá pelos sintomas.
Quais? Você diz que fica irritado com o comentário dos outros, da zombaria que lhe fazem. Você pode começar por aí. O conselho que dou é tentar sentir vibracionalmente, na hora do exercício, como se estivesse no acontecimento de verdade. Se quiser, tente recriar algum evento marcante quando você ficou irritado. E aí faça a EFT padrão, tentando ver se a irritação passa ou muda de natureza.
Por que a atitude dos outros em relação a mim incomoda tanto?
É provável que sua irritação tenha raízes mais fundas e antigas. Talvez a maneira como você reagia quando jovem ou adolescente em relação a comentários do gênero. Ou então, suas crenças em relação tanto a você quanto aos outros, o que você tomou como uma proteção para a sua identidade.
O ideal é você ficar bem centrado e na sua, e aí pouco importa ou você nem notará comentário dos outros. Mas enquanto isso o incomoda, tente fazer a EFT para isso: Mesmo que eu me incomode por …, eu me aceito como eu sou.
Eu não me aceito como eu sou
Veja se você realmente se aceita como é. Você tem vergonha de si próprio? Pena? Tudo pode ser fruto de uma insegurança. Também, em relação à identidade, você menciona que está velho de 52 anos. Lógico que posso tomar como uma ironia de sua parte, mas, se de alguma maneira existe essa preocupação, de estar ficando velho, e agora estar mais impaciente, etc., então, isso também deve ser trabalhado.
Eu espero que você possa ter bom progresso em sua aplicação de EFT. Muitas vezes ela anula nosso sentimento de uma hora para outra. Muitas vezes é necessário mais paciência e investigação.
EFT para arritmia e descompasso
Trabalhar com a EFT para descompasso, arritmia ou qualquer outra doença sintomática, não irá resolver. O importante é focar na emoção. Você diz que isso acontece sempre que está ansiosa. Portanto, você deve trabalhar na ansiedade. Mas não deve ser na ansiedade em si, mas sim no que a deixa em ansiedade.
Tente completar essas frases:
eu fico em ansiedade porque….
eu sempre fico ansiosa quando eu ….
O que vier em seguida é provavelmente uma dica da causa da ansiedade, e aí deve-se trabalhar em cima dela. Dá pra entender?
Possível causa de ansiedade e pressão alta
Certa vez eu tratei uma senhora, que veio a mim por causa de uma pressão muito alta, que os médicos não conseguiam saber por que. Logo descobrimos que isso se dava apenas no trabalho. E não que ela não gostasse do trabalho, mas certas horas específicas, quando havia discórdia entre os colegas. Trabalhamos nisso e ela ficou muito calma, com coragem de voltar ao trabalho (ela estava de licença) e a pressão alta parou.
Uns dias depois, ele me procura de novo, dizendo que no trabalho a ansiedade aumentou, e que a pressão aumentou. Trabalhamos mais com a EFT e fomos ver a sua infância, quando ela presenciava discórdia entre os pais, e isso lhe causava desespero. Foi somente com a discórdia dos colegas de trabalho que ela foi resgatar esse trauma de infância. Quando abordamos isso, a ansiedade parou por completo, e a pressão alta também.