Penso, logo existo! Esse é o lema que, muito antes de Descartes, já expressava o conceito de nossa sociedade. Não se pode ignorar esse lado racional, que não passa de outro lado da mesma moeda: é o eterno duelo entre razão e emoção.
Porém, eu costumo dizer, brincando, que toda causa de meus problemas é que: “Penso, logo existo. E sofro!” Se pudéssemos, pela razão, controlar esses pensamentos, grande parte de nossos problemas estariam resolvidos. A questão é que tais pensamentos estão presos a diferentes conceitos concebidos em nossas vidas. Esses conceitos estão arraigados em nosso subconsciente e são eles que vão ditar a maneira como iremos reagir.
O grande problema em si não é o que acontece ou o que possa ter acontecido na vida, mas sim o “como interpretamos” esse acontecimento.
Por exemplo, dois motoristas retidos em um mesmo engarrafamento podem ter duas reações completamente diferentes. A situação é igual para ambos, mas vai depender de como cada um reage a ela de acordo como se está condicionado.
E o mesmo para você: sua reação vai de acordo com o que você pensa. E o pensamento baseia-se nos valores que você construiu para si, de acordo com as crenças adquiridas durante a vida. Em outras palavras, esse é o seu condicionamento.
E toda e qualquer preocupação, que está baseada em conceitos e crenças, atrapalha o caminho para uma vida de saúde, paz e prosperidade. As possíveis causas da preocupação resumem-se ao medo e à dúvida. Receita certa para o fracasso.
Nada melhor, então, do que seguir outra receita, a do sucesso. Tire as preocupações do caminho e deixe espaço para uma vida mais próspera em todos os sentidos.
Você está preparado(a) para tirar as preocupações do meio do caminho? Pergunto assim, pois é muito comum o medo e a ansiedade tomarem conta, sem dar espaço para uma possível vida de clareza, alívio e, mais ainda, criatividade. É a liberdade emocional.
Eu costumo fazer esse exercício da EFT frequentemente, e posso assegurar que eu passei de um estado de grande ansiedade (do futuro, de como as coisas iriam funcionar, de ter ou não ter condições, etc.) a uma vida muito mais calma, onde posso sentir tranquilidade e, como resultado, muito mais prosperidade.
Faça esse exercício também e sua vida poderá melhorar do dia para a noite. Tenho certeza que você se sentirá mais livre e com muito mais esperança. Ingredientes para o sucesso.
O importante é vibrar de maneira diferente, deixando a preocupação de lado. E dessa maneira, é possível mudar a sua vida.
Aqui vai um exercício padrão. Se você ainda não tem experiência na prática da EFT, sugiro você ler esse artigo primeiro, AQUI. E fica o recado, também, que esse é um exercício genérico. Adapte-o à sua realidade e preocupações.
Ponto do caratê:
Mesmo que eu esteja tomado(a) por preocupações, todos os dias, eu ainda assim me amo e me aceito profundamente.
Mesmo que eu tenha inúmeras razões para me preocupar e não saiba viver sem preocupações, eu ainda assim me aceito profunda e completamente.
Mesmo que eu tenha aprendido na vida que eu tenho que me preocupar com os problemas, caso contrário não estarei sendo responsável, eu ainda assim aceito quem eu sou e como eu me sinto.
Agora a rodada nos diferentes pontos:
Sobrancelha: Como eu posso ficar tranquilo(a)?
Lado do olho: Impossível. Tem tanta coisa para me preocupar.
Embaixo do olho: Se eu não me preocupar, as coisas não andam…
Embaixo do nariz: Se eu não me preocupar, vou ser irresponsável.
Queixo: Eu não sei viver sem as preocupações.
Clavícula: E tenho medo de me livrar delas.
Embaixo do braço: A vida é cheia de estresse.
Em cima da cabeça: Não é agora que eu vou ser irresponsável.
Sobrancelha: Eu e minhas preocupações.
Lado do olho: Fazem parte da minha vida. E da de todo mundo.
Embaixo do olho: Eu não sei o que poderia fazer para parar com isso.
Embaixo do nariz: Existe um enorme bloqueio em mim.
Queixo: Acho que estou com medo de mudar de vida.
Clavícula: Quem eu vou ser sem minhas preocupações?
Embaixo do braço: Estou com medo de ter clareza na vida.
Em cima da cabeça: Será que eu conseguiria viver em paz?
NOTA: Faça algumas rodadas assim, com essas frases, ou frases que resumam a sua realidade, até achar-se mais calmo(a) e seguro(a). Aí então, parta para fazer a rodada com frases mais positivas.
Sobrancelha: Mas eu quero viver sem preocupações.
Lado do olho: Meus conceitos e crenças atrapalham demais.
Embaixo do olho: Eu poderia deixar de lado essas crenças.
Embaixo do nariz: Afinal, não deixam de ser crenças e conceitos.
Queixo: Eu me abro à possibilidade de rever essas crenças.
Clavícula: E poder viver uma vida mais livre e tranquila.
Embaixo do braço: Eu escolho poder viver uma vida mais calma e sem preocupações.
Em cima da cabeça: Escolho ser responsável com meus deveres, mas sempre de uma maneira calma, seguindo a receita do sucesso. Escolho tirar as preocupações do caminho e dar espaço para uma vida mais próspera em todos os sentidos.
Espero que esse breve Exercício possa ser útil em criar em sua vida um novo caminho, de mais calma e serenidade, para superar tantos conceitos e crenças que atrapalham o caminho de uma vida de saúde, paz e prosperidade.