Você se sente uma pessoa tímida? Acha que não pertence a certas situações nesse mundo? Pois a prática da EFT pode te ajudar.
A timidez é um resultado de uma série de acontecimentos passados, quando nos vemos acuados, com um certo medo e sem força para reagir.
O modo mais efetivo para se livrar da timidez de uma vez por todas é mudar os padrões de seu inconsciente. Do sentimento de não pertencimento ou do complexo de inferioridade, você passa a se ver como alguém especial.
Embora o grau e a qualidade da timidez variem de pessoa a pessoa, existem alguns aspectos em comum que fazem uma pessoa ser tachada de tímida.
A timidez, de modo geral, surge quando estamos em uma situação onde nos sentimos inseguros, assustados, sem poder de reação ou inadequados.
Quando nos encontramos em uma situação que ativa nossa sensação de timidez, o inconsciente faz com que o cérebro produza os hormônios da defesa. Isso faz com que entremos no modo de emergência, com a batida cardíaca mais acelerada, suor nas mãos ou respiração curta.
Tudo se deve a lembranças inconscientes de eventos do passado e muitas vezes não há razões lógicas ou racionais que possamos justificar a timidez. Apenas vivenciamos a timidez em certas situações do dia a dia.
É nessas situações específicas que a EFT pode ajudar. Como técnica baseada no equilíbrio energético através da ativação de pontos da acupuntura, juntamente com procedimentos da psicologia moderna, a EFT dissolve a carga emocional de cada uma dessas situações.
A EFT ativa as lembranças do inconsciente e muda, ou ressignifica, cada evento passado. E os efeitos são rápidos e com resultados duradouros.
De um sentimento desconfortável ou que remeta à insegurança, nós passamos a perceber uma sensação de alívio, felicidade e confiança.
Apesar de cada indivíduo trazer a sua própria história e o ideal de um tratamento terapêutico ser um trabalho individual, eu ainda assim convido você a me acompanhar nesse exercício de EFT que se encontra no vídeo abaixo.
Vamos juntos fazer um exercício genérico, e eu peço que você foque em seus próprios sentimentos e desconfortos relativos à sua timidez. Apesar de não tratar de temas específicos de cada um, tenho certeza que ainda assim o exercício irá ajudar você.