A vida nos traz sempre muitos conflitos, e muitos deles não sabemos como resolver.
A EFT é ótima ferramenta de autoajuda e facilita a resolução desses impasses. Afinal, um problema mal digerido é causa para tantos males, físicos e emocionais.
OK, a EFT pode ajudar a dissolver esses bloqueios. Mas, como?
Problemas nos parecem grandes, pois tudo é uma questão do nosso ponto de vista. Como você enxerga o problema que está passando? Qual é a sua crença em relação a esse problema?
Se você tem uma atitude bem positiva e suas crenças em relação ao seu problema são bem confrontadas, o seu problema ou conflito vai parecer bem menor.
O primeiro passo a ser tratado com a EFT, portanto, é abordar o seu estado de espírito: como você encara o problema? De maneira positiva ou negativa? A EFT funciona maravilhosamente bem quando agimos assim, passo a passo.
Se você está muito negativo em relação à questão, o que é normal, então deve-se aplicar a EFT para limpar essa carga negativa, em todos os seus aspectos.
O segundo passo seria verificar as suas crenças em relação ao problema. Quais seriam essas crenças? Podem ser inúmeras, desde ‘esse meu problema é de difícil solução’ até ‘eu sempre me meto em situações assim e nunca sei como sair delas’.
Enquanto houver crenças assim, o problema, ou o seu bloqueio, continuará um enorme desafio.
Outra abordagem que devemos ter, também, a qual podemos chamar de terceiro passo, é tentar nos colocar fora da situação, como um observador. No momento que saímos e vemos o problema por fora, fica, então, muito mais fácil acharmos uma solução.
O problema nos parece muito maior e pior quando estamos dentro do furacão. Basta darmos um passo para fora, que nosso ponto de vista muda radicalmente.
Outro passo, também, é analisarmos se o bloqueio ou o desafio que nos amedronta é um problema pontual, do momento, ou é uma questão crônica.
Algo como ‘o meu chefe me deixou irritado e eu não consegui terminar bem o meu projeto’ é um exemplo de um problema pontual e, de modo gereal, ele é bem mais fácil e rápido de ser resolvido com a EFT.
Questões mais crônicas já denotam grandes resistências e é necessário muito mais persistência e dedicação para se resolvê-la por parte do praticante. Exemplos como ‘eu nunca vou me dar bem…’ ou ‘eu poderia resolver isso, mas…’ são típicos de enormes camadas de resistências eu tomam as nossas energias.
Não se pode dizer que a culpa é nossa. Na verdade, essas resistências são escudos do inconsciente para nos proteger do que o inconsciente interpreta como um ataque à nossa segurança.
Para sermos bem sucedidos em resolver esses bloqueios que tem raízes em acontecimentos traumáticos de nosso passado, devemos, então, fazer uma lista de tudo o que achamos que foi um acontecimento ruim em nossa vida. E com a EFT , tratarmos item por item.
E isso funciona maravilhosamente bem. A prática da EFT, ou tapping, diminui a intensidade do medo e nos dá maior confiança em seguirmos adiante e superarmos bloqueios e desafios, de toda a sorte.
Afinal, a todo momento nos confrontamos com situações que nos são impasses e que temos que tomar decisões a que rumo seguir.
Me sigam nesse vídeo, onde discuto o assunto, e faço um exercício simples de EFT para resolver bloqueios e desafios.
Também, se quiser ir mais a fundo em como tratar melhor o seu problema, recomendo fazer um dos cursos de EFT, nesse link AQUI.