Mindfulness é a palavra da moda. Em qualquer círculo de autoconhecimento e bem estar, usa-se agora essa palavra, como algo imperativo, obrigatório. Mas, o que, de fato, significa mindfulness?
No bom português, quer dizer estar atento, consciente e observante do que passa ao seu redor, em particular, do que passa em sua mente.
É isso mesmo: você costuma observar o que acontece na mente. Dizem que ela é mais difícil de controlar do que controlar o vento. Pode-se até dizer que ela vive no mundo dual, do sim e do não, do gosto e do não gosto, do quero e não quero.
E essa é a receita perfeita para a confusão. Quando nos entregamos aos extremos, dificilmente conseguimos ponderar e sermos equilibrados em nossos atos.
Uma característica da mente é viver no passado ou no futuro. Nunca no presente. Porém, mais vale um momento sequer de plena consciência no presente, do que anos e anos passados à toa.
Ao lembrarmos o passado, costumamos nos lamentar e nos culpar pelo que fizemos ou pelo que deixamos de fazer. E ao pensarmos no futuro, a reação é cairmos na ansiedade, de como será e de que o desejado pode estar muito longe.
E o presente? Eu sempre costumo dizer: estar presente no presente momento, é o melhor presente que podemos nos dar.
E isso é o tal do mindfulness: estar presente e consciente de cada segundo na vida. Dessa maneira alcançamos a perfeição.
Termino aqui citando um grande santo indiano do século 19 que, em um poema, escreveu:
Esqueça o passado ausente
E nem pense no futuro a vir
Mas aja no momento presente
E o sucesso você vai sentir
Esse exercício de EFT abaixo é para aliviar o estresse do passado e do futuro e dar-nos a permissão de viver o momento presente, que é o melhor presente a receber.
Aproveitem!