Dificuldade para dormir é um dos sintomas mais comuns relacionados à ansiedade. E como vivemos em uma sociedade dominada por um estilo estressante, podemos supor que a insônia é atualmente um dos maiores problemas de saúde.
Diversas pesquisas mostram a deficiência do sono ligado a problemas neurológicos, falta de disposição, acidentes, dificuldade nos relacionamentos, ataques de ira e depressão. Sem falar de problemas cardíacos, diabetes e obesidade.
Dá para ver que se deve levar o caso bem a sério. Mas, qual seria a solução?
Sendo um problema tão sério, e ao mesmo tempo tão comum, é importante adotarmos práticas que ajudem o relaxamento, especialmente porque a qualidade do sono tem um impacto direto na qualidade da saúde mental e nossa capacidade em enfrentar asa demandas da vida. Uma dessas práticas relaxantes é a EFT.
Ficamos ávidos à procura de soluções imediatas, como se fosse uma pílula mágica. Mas o mais importante é tratar a ansiedade que está causando e alimentando as noites de vigília.
Com a EFT nós nos conscientizamos de nossas emoções e reconhecemos nossos sentimentos. Esse é um grande presente que podemos dar a nós mesmos. E com a EFT nós equilibramos o sistema energético que estava fora do eixo devido ao descontrole emocional que enfrentamos no dia a dia. No silêncio da noite, nossos pensamentos e emoções mal resolvidos ressoam em maior volume e, como resultado, nossa mente fica em um turbilhão.
Nesse breve vídeo abaixo, eu convido você a me seguir em um simples exercício de EFT para combater a insônia.
A EFT pode, de uma maneira incrível, ajudar a trazer um sono fácil e rápido. Mas, para não incitar muito e aumentar ainda mais o seu estado de alerta, o exercício dessa vez deve ser feito apenas com um leve toque nos pontos da acupuntura e uma suave inspiração. É como um inspire e solta, em cada ponto a ser tocado. Também, não precisa falar as frases, mas sim repeti-las apenas mentalmente. Isso vai ajudar na indução do sono.
Experimente fazer esse exercício diferente de EFT. Diferente, pois não daremos os leves toques nos pontos, mas sim vamos pressioná-los levemente,, e também iremos falar uma frase diferente, que se chama método da escolha. Ou seja, iremos reconhecer o problema e daremos um comando ao inconsciente do que vamos escolher para resolvê-lo.
Seria incompleto se eu não citasse que a insônia é apenas um sintoma da ansiedade e preocupação. O exercício aqui tem como objetivo acalmar o seu quadro emocional e, consequentemente, melhorar a qualidade de seu sono.