Você está muito acomodado(a)?
Quem já não sentiu ou ainda vive aquele conflito interno?
Há tanto para ser feito, mas você reluta em dar o primeiro passo. E mais um dia se passa e você não consegue concretizar seus sonhos e projetos. E pior, ainda por cima, muitas vezes se culpa por isso…
Você pode estar estagnado no que chamamos de zona de conforto. Creio que todos já passamos por isso. E quando isso se torna rotina, achamos que perdemos a luta. Pois é nessa hora que precisamos de uma mudança.
Com a EFT podemos tentar romper esse círculo vicioso. E aqui eu aproveito para dar um pequeno exercício que pode ajudar.
Em primeiro lugar, escolha entre todos os desejos e projetos engavetados na falta de iniciativa aquele que você realmente quer concretizar agora. Escolha apenas um, mesmo que haja uma fila esperando e mesmo que todos estejam atrasados. Isso porque, na pressão de querer ou ter que fazer tudo o que está atrasado, seu mecanismo de defesa vai ver o seu desespero e vai fazer você parar, sem nem mesmo ter começado!
Já escolheu o que quer fazer primeiro? Veja se realmente você tem o desejo de fazer, e não apenas tem que fazer por obrigação. A ideia é que você tem que sentir prazer no que faz. Se for uma obrigação que tem que ser cumprida, tente gostar dela. Se for a contragosto, sempre haverá uma grande resistência para não cumpri-la.
Pronto. Agora é dar o primeiro passo. Não precisa se sentir pressionado(a). Comece aos poucos. O importante é treinar sua mente à ideia dando passos positivos. Tente se animar, parabenize você mesmo(a) pela atitude já tomada, mesmo que ainda tenha progredido pouco.
Agora o mais importante: preste atenção e tome nota de todos os medos e resistências que possam ter surgido ao dar esses primeiros passos. E aqui está um lembrete: nós evitamos ao máximo pensar no que nos dá medo, e é por isso que terminamos não encarando o desafio e permanecendo na zona de conforto.
Escreva na lista o que vier à cabeça. Pode ser que soe estranho, mas possivelmente serão as palavras do inconsciente, que não trabalha com a lógica e que frequentemente comanda nossas atitudes. Ele é o responsável por nos manter na zona de conforto.
Lista pronta? Então está na hora de aplicar a EFT para romper essas barreiras do inconsciente. Você deve aplicar a EFT para aquele seu projeto que não sai da lista, mas deve levar em conta essa lista de medos e resistências que você tem a respeito. O objetivo é fazer a EFT até se aliviar de todos os medos e preocupações que estão lhe prendendo. A partir daí, fica mais fácil começar e então terminar a tarefa.
Aqui está um exemplo de como podemos fazer a EFT:
Primeiro as batidas no ponto do caratê:
Mesmo que eu tenha esse conflito interno e que isso esteja acabando comigo, uma parte de mim quer fazer (e aqui você coloca o seu projeto), mas outra parte de mim me mantém estagnado(a) e eu não consigo ter iniciativa. Ainda assim, eu me amo e me aceito profunda e completamente e estou disposto(a) a ver uma solução para o caso.
Mesmo que seja difícil eu me aceitar e me amar (lógico, como eu poderia me aceitar como eu sou, se eu não faço o que tenho que fazer) e mesmo que eu esteja muito frustrado(a) comigo mesmo(a), e que seja difícil para eu dar os passos adiante, eu ainda assim escolho poder me inspirar e estou aberto(a) a novas perspectivas.
Mesmo que esta luta interna e essa culpa por não fazer o que tenho que fazer estejam acabando comigo agora, eu já sei que passos tomar. E se eu resolver esse conflito eu ficarei numa boa.
Agora, dê leves batidos em cada ponto, enquanto fala as seguintes frases:
Sobrancelha: estou cansado(a) dessa luta toda.
Lado do olho: Não quero mais perder tempo.
Embaixo do olho: e esse conflito todo está acabando comigo.
Embaixo do nariz: estou cansado(a) dessa zona de conforto.
Embaixo da boca: parte de mim tem medo de dar a iniciativa.
Clavícula: e por isso estou preso(a).
Embaixo do braço: eu gostaria tanto de fazer o prometido.
Em cima da cabeça: mas está difícil.
Sobrancelha: como será que eu vou conseguir sair dessa?
Lado do olho: e se eu parasse de me culpar?
Embaixo do olho: e relaxasse?
Embaixo do nariz: por que será que parte de mim resiste tanto para fazer isso?
Embaixo da boca: mas outra parte de mim já sabe como fazer.
Clavícula: e quer fazer.
Embaixo do braço: e sente prazer em fazer o que precisa ser feito.
Em cima da cabeça: se eu ouvisse essa minha parte, poderia ser mais fácil ainda.
Sobrancelha: quero ficar em paz comigo mesmo(a).
Lado do olho: escolho a harmonia.
Embaixo do olho: posso me desculpar por não ter feito isso até agora.
Embaixo do nariz: e desculpar a quem quer que seja.
Embaixo da boca: posso resolver esse conflito agora.
Clavícula: escolho ficar em harmonia comigo.
Embaixo do braço: e aí poderei fazer o que quero.
Em cima da cabeça: eu escolho ter garra para fazer o que quero.
Dê uma bela respirada.
É bem possível que esse exercício de EFT possa dar forças suficientes para romper essa barreira da zona de conforto. Tente medir a resistência agora.
Talvez você já se sinta mais aliviado(a). Agora meça a sua resistência imaginando a tarefa a cumprir. Veja se está mais fácil. Se ainda sentir algum bloqueio, volte à sua lista de senões e faça EFT para cada item da lista novamente.
E, mais importante, elogie a si próprio(a) pelo caminho andado. Mesmo que seja pouco, mesmo que ainda seja o primeiro passo e que a meta ainda não foi completamente cumprida. Foque a sua atenção às coisas boas que você é capaz de fazer, e não se martirize mais por aquilo que ainda está na lista de espera.
É muito fácil ver apenas aquilo que ainda tem que ser feito, e isso desanima. Elogie a si mesmo e seu inconsciente vai reaprender a pensar que é capaz.
E agora? Já pode ir item por item na lista?
Veja esse vídeo, e faça o exercício comigo:
Alexis Rafael
Excelente, muito obrigado!!! Abraços!
equilibriocontinuo
valeu Alexis, sucesso pra voce
Rizelda AMORIM
Quando comça o curso. Ainda posso me inscrever?
equilibriocontinuo
olá Rizelda, o curso ao vivo será em março, no momento eu tenho vários cursos online, veja aqui https://equilibriocontinuo.com.br/cursos/cursos-online/