Os Benefícios da EFT

Os Benefícios da EFT
A EFT, ou Técnicas da Libertação Emocional, é uma poderosa técnica de cura e traz benefícios para inúmeros problemas. Ela se baseia nos conceitos da antiga acupuntura chinesa juntamente com técnicas modernas da psicologia energética. O procedimento é simples: usamos os dedos para ativar nove pontos da acupuntura enquanto focamos em alguma emoção negativa que estejamos experimentando. Ao darmos os toques nesses pontos específicos e focarmos na causa do problema, estamos enviando um sinal de calma e paz ao cérebro. Isso nos faz sentir um relaxamento e segurança. Pesquisas científicas mostraram que a EFT acalma a amídala cerebral, a glândula responsável na produção dos hormônios do estresse. Isso faz com que o nosso sistema nervoso se regule, trazendo calma e paz e reduzindo o estresse e a ansiedade. Há inúmeras pesquisas que comprovam a eficácia da EFT para reduzir o estresse, diminuir o cortisol, melhorar o sono, reduzir a ansiedade, aliviar a dor e aumentar a produtividade. A EFT regula o sistema nervoso, aumentando significantemente a imunidade. Ela também faz com que o sistema nervoso parassimpático, ou seja, o estado de relaxamento, volte a se equilibrar. Isso faz com que o sistema imunológico, o sistema endócrino, o digestivo e o reprodutivo se regulem novamente. A EFT acalma o cérebro e melhora a energia, aprimorando a memória e dando maior clareza. E, mais importante, diminuindo o estresse e a ansiedade, conseguimos nos sentir muito melhor no dia a dia. Isso traz maior produtividade, maior facilidade em equilibrar o peso, melhora na saúde e nos relacionamentos. Ou seja, nossa vida melhora em todos os aspectos. Alguns estudos científicos sobre a EFT:
  • A EFT abaixa o Cortisol
Em um estudo feito na Universidade de Bond, na Austrália, e publicado na prestigiosa APA Journal, a EFT diminui em 43% o nível de cortisol, depois de uma aplicação de uma hora.
  • EFT reduz compulsão alimentar
Esse estudo acompanhou 15 adultos obesos. 10 foram submetidos à EFT e 5 se submeteram apenas a um controle de grupo. Todos tiveram seu cérebro escaneado por ressonância magnética, antes e depois do período de tratamento, de quatro semanas. Os resultados mostraram uma redução significativa na atividade do centro emocional do cérebro, responsável pela compulsão por alimento. Os caminhos neurais do cérebro se refazem e o desejo pela comida diminui.
  • EFT tem resultado duradouro para a ansiedade
76% dos pacientes tratados com a EFT experimentaram remissão completa da ansiedade e os escaneamentos no cérebro confirmam a mudança. As imagens mudaram de vermelho (ondas cerebrais disfuncionais) para azul (estado de calma) e isso correspondeu com uma diminuição da frequência e intensidade dos sintomas de ansiedade.
  • Estafa no trabalho é reduzida dramaticamente com a EFT
Esse estudo investigou 216 profissionais na área da saúde durante o período de um ano.
  • Ansiedade em jovens do ensino médio reduziu significantemente com a EFT
Foram pesquisados 312 alunos e 70 deles foram diagnosticados com alto nível de ansiedade. Este grupo foi dividido. Uma parte recebeu um tratamento de relaxamento dos músculos e outra parte a EFT. O grupo da EFT apresentou uma diminuição no nível de ansiedade muito maior que o do outro grupo e obteve boas notas no exame de fim de ano.
  • EFT reduz os sintomas do estresse pós-traumático em 52% dos veteranos de guerra
Um estudo feito com 58 veteranos com alto nível de estresse pós-traumático dividiu dois grupos: um grupo de 26 veteranos continuou com o tratamento habitual e outro grupo de 32 veteranos se submeteu à EFT. O grupo da EFT mostrou uma redução significativa enquanto que o outro grupo não mostrou mudança alguma.   Para ver maiores detalhes desses e de muitos outros estudos, entre no meu site, nesse link AQUI    
Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *