Você já ouviu falar de dependência emocional? Pois é, por mais debilitante eu possa parecer, todos nós temos o nosso lado fraco, o lado sombra.
Essa fraqueza pode ter vindo do passado, de experiências traumáticas que tivemos, principalmente na infância, ou pode ser fruto da batalha interna que presenciamos na atualidade.
O fato é que nos apegamos a algum hábito, que frequentemente envolve alguma substância nociva e que nos serve de muleta para ajudar a aliviar nossas emoções.
E agora você pode estar em seu conflito pessoal, em meio a um turbilhão de provocações e emoções, querendo parar com esse mau hábito adquirido.
Por exemplo: você quer parar de fumar? Parar de comer compulsivamente? Parar de comer doces, salgadinhos ou chocolate? Parar de beber?
E a lista só tende a aumentar. Se nós queremos tanto parar com esses hábitos, por que, então, nos é tão difícil conseguir?
A resposta está novamente no que eu chamo de dependência emocional. Por exemplo, ao fumar, você pode obter um alívio momentâneo, que lhe tira do estado estressante, não importa quão nocivo o cigarro pode ser para você.
Talvez você acenda um cigarro para comemorar um momento em que esteja se sentindo feliz, ou então acenda o cigarro em um momento que esteja triste, ou no momento que sai de casa ou no momento que chega em casa. A verdade é que o cigarro torna-se o companheiro.
E isso vale para qualquer outro vício. Você se sente sozinho e desamparado sem ele. Assim sendo, dá para entender o quanto é difícil largar um vício, principalmente apenas pela força de vontade.
Eu gostaria de apresentar aqui a técnica da EFT. EFT é uma sigla para Técnicas da Libertação Emocional, que usa o conceito da milenar acupuntura da China juntamente com métodos modernos da psicologia energética.
A EFT é uma técnica extremamente eficaz e ao mesmo tempo suave para tirar de nosso pensamento qualquer situação que esteja nos causando estrese, em particular o estresse da falta da substância a qual estamos dependentes.
E como ela vai fazer isso?
Eu convido você a ver esse vídeo abaixo, que foi gravado durante uma live dada pelo Youtube e onde eu explico melhor o assunto e faço um exercício junto com os participantes. Você também pode fazer o exercício e se beneficiar bastante. Aproveite.