Como usar a EFT no seu dia a dia

Como usar a EFT no seu dia a dia
A EFT é uma ótima técnica para desbloqueio e autoconhecimento. É uma ferramenta de autoajuda e de fácil aplicação. O resultado é sempre a liberdade das emoções negativas e novas forças para mudar. No entanto, frequentemente as pessoas se deparam com certas dificuldades na sua aplicação. Elas não sabem por onde começar, não conseguem definir todos os pontos e aspectos a serem tratados e muito menos sabem medir se estão progredindo ou não. E é por isso que muitos param no meio do caminho e desistem. Aqui está uma dica de como tratar um problema: Por mais difícil que seja, tente sempre dividir o problema em três partes:
  1. A Situação: O que de fato está acontecendo, seja um problema a ser superado, uma doença, dor ou uma dificuldade.
  2. Os Outros: qual a participação alheia no seu problema?
  3. Você mesmo(a): verifique todos os seus sentimentos, reações, comportamento, ideias, crenças, passado e tudo o que diz respeito a você.
Vamos fazer um teste? Escolha um problema pequeno que você queira tratar, e foque sua atenção nele (por favor, não tente misturar problemas. Foque apenas em um).
  • E fale em voz alta a frase “Meu problema é_____”.
  • O que vier à cabeça, anote.
  • Continue a falar em voz alta: “Meu problema é___”.
  • E continue anotando tudo o que vier à cabeça. E repita o seu problema.
  • Logo você terá uma lista de pontos a serem tratados com a EFT.
  • Para cada um deles, dê uma avaliação, por exemplo, de 0 a 10.
E esse será o seu ponto de partida para começar a EFT. Continuando, agora você pode também trabalhar nas três divisões: a situação, os outros e você mesmo. A situação
  • Complete a frase: “A situação é____”.
  • E anote o que vier à cabeça: todos os argumentos, a emoção, sua ideia sobre ela, etc.
Depois de ter feito essa lista, siga o protocolo da técnica da EFT. Mesmo que a situação  seja…, eu me amo e me aceito como eu sou. Não se preocupe com o que você terá que falar. Siga a lista daquilo que você anotou, e isso é mais do que suficiente. Os outros Completar essa sentença deixará mais claro o que alguém ou alguns possam ter feito para contribuir para a situação, levando em consideração também a sua reação a respeito. Faça uma lista de todos os ressentimentos, acusações e julgamentos em relação a essas pessoas. Como? Da mesma forma:
  • Fale em voz alta: “Ela/ela/eles fez/fizeram______”.
  • E anote tudo o que vier à cabeça.
E aí você pode construir uma frase parecida com essa: Mesmo que eles sejam/tenham feito…, eu me aceito como eu sou.” Você mesmo Se você falar frases que comecem com “eu sou…”, você vai esclarecer tudo em relação a você e o problema em específico. Faça da mesma forma: Fale a frase “Eu sou/estou___” e anote tudo o que vier em seguida. Tudo será de valor para o trabalho com a EFT. Pode ser uma frase assim: Mesmo que eu esteja…, eu me amo e me aceito como eu sou.” Em cada um desses casos, o que você tem que fazer é completar a sentença com as suas anotações, dar uma nota de avaliação e transformar todas essas sentenças em uma frase para ser usada na EFT. Olhe um exemplo: Digamos que você não aceita a atitude de seu chefe. As sentenças em relação à situação poderiam ser (entre parênteses encontram-se a nota de avaliação, de 0 a 10):
  • É um absurdo (10 / 10)
  • É injusto (9/10)
  • Criou um mau precedente (7/10)
  • Agora está todo mundo confuso (6/10)
  E as sentenças em relação aos outros:
  • Ele fez isso de propósito (9/10)
  • Ele é assim mesmo! (10/10)
  • Ele devia ser despedido (8/10)
  • Todos os chefes são assim (6/10)
E as sentenças em relação a você:
  • Estou muito bravo(a) (9/10)
  • Sem nenhuma motivação (10/10)
  • Demais perturbado(a) (9/10)
  • Por que isso comigo?  (12/10!)
  • O que eu vou fazer? (8/10)
Todas essas sentenças são válidas para o trabalho da EFT. Notem que a situação não vai mudar, no sentido que não será possível mudar o seu chefe, mas deixará você em uma situação muito mais calma e com a cabeça mais fria para poder continuar com o seu dia a dia no trabalho. Com a EFT você poderá neutralizar a carga emocional negativa , para que você possa se sentir melhor. Assim, você então poderá tomar melhores atitudes para resolver a situação. Em um caso de saúde, a mesma coisa: enquanto houver sentimentos negativos, dificilmente poderá haver uma cura. Se não houver mais sentimentos negativos, isso já será meio caminho para a  auto-cura. Não importa qual seja o problema que esteja lhe incomodando agora, eu recomendo sempre usar essa tática. Você se sentirá diferente depois, e isso vai ajuda-lo(a) a sentir-se melhor física, emocional e intelectualmente. Esse processo é um exemplo de como usar a EFT nos problemas corriqueiros, do dia a dia. Se a situação que você enfrenta é mais intensa ou difícil, talvez seja melhor você buscar ajuda profissional.    
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2 Comments
Valdeci Fernandes

Obrigado Enéas por essas dicas valiosas. Muito grato por isso meu amigo. Deus lhe abençoe sempre.

equilibriocontinuo

desejo tudo de bom pra voce tambem

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