O tópico sobre crenças limitantes é tão importante que eu frequentemente o abordo. Na semana passada eu postei sobre como a EFT pode ajudar a desvencilhar bloqueios, obstáculos e desafios. Refletindo posteriormente, eu vi que não se pode falar de superação de obstáculos sem abordar as crenças limitantes que os causam.
Crenças vão sendo formadas em nossa vida à medida que crescemos e aprendemos a interagir com o mundo. Muitas dessas crenças são libertadoras e nos fazem muito bem. Porém, algumas delas, para não falar inúmeras, são o que chamamos de crenças limitantes. Elas surgem no decorrer da vida como pequenos (ou até grandes) traumas e são as responsáveis para bloquear nosso caminho do sucesso.
Das possíveis milhares, ou milhões, de crenças limitantes que desenvolvemos, basicamente podemos resumi-las em uma grande crença, que é o sentimento de “eu não sou bom”, ou de que “tem algo de errado comigo”.
Essa voz crítica interna denota crenças raízes, as quais podem e devem ser trabalhadas com o uso da EFT. Ao irmos lá no fundo da raiz, começamos cognitivamente a entender porque tal crença surgiu.
Mas a EFT não fica apenas na percepção cognitiva. Ela vai mais além, percebendo a sensação das emoções. E é nesse ponto que a EFT é extremamente eficaz em romper o elo energético eu mantém a crença em pé.
Quando eu menciono um bom trabalho de EFT, em me refiro a uma, ou mais, sessão de EFT, onde se detecta a crença raiz e, através do tapping, ou dos toques dos dedos em pontos da acupuntura, vai-se aliviando a carga emocional pesada que a crença carrega. Esse é o trabalho de alívio do trauma. A EFT alivia o peso das lembranças vinculadas à crença e faz com que comecemos a ver o mundo sob outro aspecto. Ou seja, a crença limitante torna-se uma linda crença libertadora.
Segundo certos estudos, diz-se que temos entre 50 a 100 mil pensamentos por dia. E que 90% desses pensamentos são recorrentes, sendo a maioria pensamentos negativos baseados nas crenças.
Esse é um enorme bombardeio de afirmações negativas, durante boa parte do dia, todos os dias da vida. E não adianta apenas repetirmos afirmações positivas para tentar contra ataca-las. Primeiro, devemos equilibrar e anular a carga emocional dessas afirmações negativas para então, depois, começarmos a naturalmente assimilar as afirmações positivas. De novo, a EFT é essencial nesse processo.
Eu convido você a assistir o vídeo abaixo e participar, junto comigo, de um exercício básico de como podemos acabar com essas crenças limitantes. Reserve um pouco de seu tempo para isso, pois vale a pena. A nossa liberdade emocional não tem preço.
Com a anulação do desequilíbrio energético causado pela crença, começamos a ver o mundo sob outro prisma. É como se a neblina passasse e começássemos a ver o sol e o horizonte.
E com essa visão mais clara, teremos melhor capacidade de tomarmos decisões mais certas na vida. E, lembre-se: milagres acontecem quando fazemos uma decisão e seguimos em frente.
Bom proveito com o vídeo. E, se possível, deixe seu comentário ou pergunta. Será um prazer poder responder sua dúvida.