A EFT, em sua essência, consiste em focalizar-se na emoção, ou sentimento do problema, e ao mesmo tempo dar leves batidas com as pontas dos dedos em alguns pontos dos meridianos da acupuntura.
São doze os meridianos que percorrem o nosso corpo. E em cada um deles há inúmeros pontos energéticos, chegando a 361 pontos no total. Ao conceber originalmente a EFT, Gary Craig reduziu esse universo de centenas de possibilidades de seqüência de batidas em diversos pontos para um procedimento único de apenas doze pontos.
O processo da EFT é redundante e cobre praticamente todos os meridianos. No início, a seqüência de doze pontos batia em um ponto de cada meridiano. Com o desenvolvimento da técnica, esse número diminuiu, e foram “eliminados” certos pontos de meridianos, como o do fígado, do pulmão, intestino grosso e coração, e acrescentado o ponto em cima da cabeça, que é o sétimo chakra e encontro de vários meridianos.
A tabela seguinte mostra a relação desses pontos atualmente usados na EFT, seu localizador de acordo com a medicina tradicional chinesa e o benefício de seu uso na prática, tanto para eliminar os sentimentos negativos quanto para desenvolver os positivos.
Baixe o E-Book, com todas as explicações sobre os pontos da acupuntura na EFT, nesse link AQUI